sábado, 1 de janeiro de 2011

Cirurgia Bariatrica

Pirâmide Alimentar para Pacientes de Cirurgia Bariátrica

Boa tardeeee!!!
Contagem regressiva para o final do ano, não é mesmo??? Férias chegando, vontade de viajar.... mas ANTES nada como mais uma novidade: ATÉ QUE ENFIM APARECEU (oficialmente) UMA PIRÂMIDE ALIMENTAR PARA OS PACIENTES DE CIRURGIA BARIÁTRICA!!!
Na verdade existem algumas versões de pirâmides "perdidas" por aí, mas pela primeira vez a revista científica Obesity Surgery publicou agora em 2010 uma versão de pirâmide para pacientes que se submetem à cirurgia bariátrica. Obrigada Dra.Violeta Moizé da Universidade de Barcelona (Espanha)!!!
Eu bem me lembro que, quando comecei essa jornada de atender pacientes bariátricos, até pensei em colocar na minha humilde salinha uma pirâmide alimentar, daquela que as nutris estão beeeeem familiarizadas e que a Sônia Tucunduva nos fez o favor de adaptar a bonitinha para a população brasileira.
Mas ao olhá-la já pensei na hora: "ops, isso não vai dar certo... carboidratos na base da pirâmide para um paciente com um estômago do tamanho de um dedão"???? Tsc, tsc... e logo descartei totalmente a possibilidade de ter esse tipo de ferramenta para auxiliar no atendimento dos pacientes... ficamos apenas no "gogó", mas agora a vida pode oficialmente mudar:

Como eu acabei de dizer, nas bases da pirâmide, bem diferente da pirâmide alimentar clássica adaptada para a população brasileira (também encontrável aqui no blog), se encontram os suplementos (importantíssimo tomar regularmente os polivitamínicos, além de outros suplementos que os profissionais julguem necessário) e as proteínas: carnes, leite, ovos, feijão, queijos peixe... consumo de 4 a 6 porções diárias.
Em contrapartida, os carboidratos (pães, massas, arroz, batata, cereais matinais) se encontram láááá no topo da pirâmide, pois são fontes primárias de energia.... e vamos combinar que o paciente operado tem energia de sobra para gastar, certo???? O que a gente quer é a perda de massa adiposa e não de massa muscular... por isso que a atividade física e a ingestão de proteínas estão na base da pirâmide!!! Perda de peso saudável!

Encontrei estas infomação no site abaixo.

http://nutrilobo.blogspot.com/2010/12/piramide-alimentar-para-pacientes-de.html

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails